Top Ad 728x90

30 de dez de 2008

RETROSPECTIVA VERTIGO POP: MELHORES E PIORES DA TELEVISÃO BRASILEIRA EM 2008

O ano de 2008 será marcado pelas poucas novidades na televisão brasileira. Mas algumas produções conseguiram se destacar, seja por pontos positivos como negativos

Por André Moreira



Os Melhores de 2008:


A Favorita:

Divulgação/TV Globo

Mesmo que só tenha conquistado o público agora na reta final e que não tenha sido uma grande novela, a trama de João Emanuel Carneiro vai ser lembrada pela ousadia. Pela primeira vez na televisão brasileira um autor desafiou o público a descobrir e desvendar o principal enigma da novela logo nos seus primeiros capítulos. Quem de fato estava dizendo a verdade? Flora ou Donatela? Outro ponto positivo de João Emanuel foi conseguir manter a trama sem criar as famosas barrigas, prendendo o telespectador com ganchos a cada fim de capítulo. Destaque para Ary Fontoura, Lilia Cabral, Mariana Ximenes, Mauro mendonça e, é claro, Patricia Pillar que construiu uma vilã de arrepiar.




CQC:

Marcelo Tas e Cia conseguiram o impossível. Conseguir destaque com um programa em uma emissora que há anos tenta sem sucesso se destacar no Ibope. Longe léguas de distância da programação insossa da Band e passando por cima de comparações com seus co-irmãos da Rede TV, O Pânico, O CQC - Custe o Que Custar mostrou a que veio e se transformou em programa obrigatório nas noites de segunda.


A Grande Família:
A trupe de Lineu não perdeu o fôlego em 2008 e brindou o público com sua comédia de situação em textos e atuações como sempre inspirados.

Toma Lá Dá Cá:

Apesar de um começo titubeante em 2007, Toma Lá Dá Cá entrou no eixo e no coração dos brasileiros em 2008. Miguel Falabella provou que sabe fazer e escrever humor farsesco - seu talento inegável - e garantiu mais uma temporada para 2009. O ponto negativo fica pela já anunciada saída de Seu Ladir, magistralmente interpretado por Ítalo Rossi. Sem ele o Jamabalaya Ocean Drive não vai ser "Mara".

Profissão Repórter:


Caco Barcelos chegou aos poucos com seu Profissão Repórter através do Fantástico e ganhou espaço merecido na grade semanal da Rede Globo. Com matérias coesas e sem esbarrar no piegas Caco e sua equipe deram uma verdadeira aula de como fazer telejornalismo. Destaque para as matérias sobre a tragédia de Santa Catarina.

Reprise de Pantanal:

Mesmo tendo sido produzida no início dos anos 90, a novela de Bendito Ruy Barbosa se destacou neste ano, principalmente pela polêmica reprise pelo SBT, famoso pelas constantes mudanças em sua grade. Pantanal mostrou sua força e incomodou as concorrentes.

Queridos Amigos:


A minisérie de Maria Adelaide Amaral falou de forma simples sobre o valor da amizade. O elenco liderado por Fernanda Montenegro, Dan Stulbach e Deborah Bloch deram o tom da trama em interpretações maravilhosas. Queridos Amigos provou que não é preciso uma megaprodução para falar de relacionamentos e contar uma boa história.

Os Piores de 2008:

Os Mutantes:



Não dá para se levar a sério a novela de Tiago Santiago. Trama, texto e atuações desastrosa e pífias conferiram aos Mutantes o posto de uma das piores novelas já exibidas na tv brasileira.

Revelação:



Quem disse que Íris Abravanel seria capaz de escrever uma grande novela, se decepcionou. Sua Revelação é um amealhado de clichês sem tamanho. E a edição e produção do SBT não ajuda. Seria melhor ter continuado na geladeira de onde nunca deveria ter saído.

SuperPop:

Pelo conjunto da obra.

5 Comentários:

Patthy disse...

Octávio, achei legal a retrospectiva. De tudo q foi de melhor, gosto do CQC, da novela A Favorita (sou noveleira mesmo) E a minissérie Queridos Amigos deixou saudades. Feliz 2009 p/ vc e sucesso no seu blog. Bjs

Patthy disse...

Ah E Toma lá dá cá é "mara" rssss. Bjinho

Cris Viana disse...

Gostei dessa retrospectiva.Na TV as novidades demoram a aparecer mas A Favorita e o CQC foram ,prá mim,os destaques desse ano.Parabéns pelos assuntos abordados pelo Blog neste ano que se encerrou .É sempre bom dar uma "espiadinha"...Feliz 2009 prá vocês e SUCESSO !!!

Suely disse...

Gostei de todos os melhores e piores...
O negócio é o seguinte : a mulher do Sílvio Santos deve ter dito prá ele que,se não colocasse a novela dela no ar,ele não veria mais o Baú da Felicidade dela !! rsrsrsrs
Venhamos e convenhamos...QUE NOVELINHA RIDÍCULA!!!!O Sílvio deve estar se "escondendo debaixo da cama" de tanta vergonha!!!Essa ganha o troféu abacaxi do ano !!!Ai,que saudade do Chacrinha!!!! rsrsrs

Suely disse...

Ah!!
SUPERPOP...
Pelo conjunto da obra !!! rsrsrsrsrs
ADOREI ESSA !!!!!!!rsrsrsrsrsrsrsrsrs.....KKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!

Top Ad 728x90