Top Ad 728x90

13 de set de 2009

AS VÁRIAS HELENAS DE MANOEL CARLOS

Por André Moreira

Célebre autor de novelas e cronista do bairro carioca do Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, Manoel Carlos retorna nesta segunda, 14, com mais uma novela. Entitulada Viver a Vida, Maneco, como é chamado pelos amigos, mais uma vez terá como protagonista de sua história a personagem Helena, agora vivida pela atriz Taís Araújo. Com a estréia da trama resolvemos voltar no tempo e relembrar outras tramas do autor onde a personagem esteve presente, sempre envolvida em tramas polêmicas.

Baila Comigo:

Produzida em 1981, Lilian Lemmertz deu vida a primeira Helena da carreira de Manoel Carlos. Na trama, a heroína da história é mãe de gêmeos, interpretados por Tony Ramos, João Victor e Quinzinho. Sem ter como criar as duas crianças, Helena entrega um dos meninos (João Vitor) aos cuidados do Pai, o empresário Joaquim Gama (Raul Cortez) e cuida do outro ao lado de seu então marido, Plinio (Fernando Torres). No decorrer da história, Helena vive o dilema de esconder a verdade, já que os filhos não sabem da existência do outro. Curiosidade: Antes escalada para viver Helena, Fernanda Montenegro acabou ficando com outro papel, por imposição da direção da emissora, que queria Liliam no papel principal. Fernanda saiu da novela antes de seu fim para dar vida a Chica Newman, vilã de Brilhante, trama de Gilberto Braga.

Felicidade:

Maneco só retornaria a dar vida a mais uma Helena nessa trama. Felicidade foi produzida entre 1991 e 1992, dessa vez com Maitê Proença como a protagonista da história. Na novela, Helena, mesmo apaixonada por Alvaro (Mais uma vez Tony Ramos) acaba se casando com o engenheiro agrônomo Mario (Herson Capri). Mas com o fim do casamento, a protagonista acaba engravidando de Alvaro, mas esconde a gravidez por ele estar de casamento marcado com Déborah (Viviane Pasmanter). Assumindo a maternidade sozinha, Helena acaba reencontrando Alvaro no Rio de Janeiro, sem contar quem é o verdadeiro pai da menina. Foi o retorno triunfal do autor à globo, depois de uma ausência de 8 anos, quando escreveu Sol de Verão, novela em que precisou se afastar após a morte repentina de seu amigo e protagonista da trama, Jardel Filho. Nesse período em que ficou ausente da emissora carioca, Manoel Carlos escreveu novelas na extinta Rede Manchete.

História de Amor:
Mais uma bem sucedida trama das 18h de Manoel Carlos que trazia Regina Duarte com sua primeira Helena (a atriz daria vida a mais duas nos anos seguintes). Nessa nova novela, a protagonista vivia as dificuldades da gravidez permatura da filha Joyce (Carla Marins) e os conflitos com o pai da menina, Assunção (vivido por Nuno Leal Maia). Outra ponta da trama, era o envolvimento de Helena como o médico Carlos (José Mayer), comprometido com Paula (Carolina Ferraz) e assediado por sua ex-mulher Sheila (Lilia Cabral). A trama chegou a ser alterada pelo autor ao saber o horário de exibição. Na trama original, Helena se envolveria com o namorado da filha, surgindo um triângulo amoroso. Essa sinopse acabou sendo deslocada para outra novela do autor, Laços de Família.

Por Amor:

Regina Duarte retorna ao universo de Manoel Carlos como Helena e vive a angústia de ter trocado, em um momento de desespero, seu bebê pelo da filha Maria Eduarda, que nasceu no mesmo dia e local, mas acabou falecendo após o parto. Ao longo da trama, helena tem que manter a farsa e esconder até mesmo a verdade de seu marido, vivido por Antônio Fagundes. Um dos destaques da novela ficou por conta do casal Milena e Nando, vividos pelos atores Du Moscovis e Carolina Ferrraz. O ponto negativo ficou pelo falecimento prematuro do diretor Paulo Ubiratan durante a novela.

Laços de Família:
Aqui Maneco pôde aprofundar a trama da mãe e filha que se apaixonam pelo mesmo homem (antes pensada para História de Amor), vivido pelo então estreante Reynaldo Gianecchini. Vera Fischer (Helena) e Carolina Dickemann viviam mãe e filha e que ao longo da história tinham que conviver com a doença de Camila (Dieckmann), que sofria de Leucemia. A cena em que a personagem raspa o cabelo ficou marcada na história da teledramaturgia. Destaque também para Giovanna Antonelli, que vivia a garota de program Capitu, personagem que a lançou ao estrelato.

Mulheres Apaixonadas:

Christiane Torloni vive Helena desta vez. E o dilema da heroína da história é seu relacionamento com o marido Téo (Tony Ramos), que já não anda muito bem, e o retorno de um grande amor do passado, o Dr. César (José Mayer). Outros pontos da tram também ganharma destaque, como a vilã Dóris que maltratava os avós, da pequena Salete, filha de Téo fora do casamento e da professora Rachel, que sofria maus tratos do ex-marido, vivido pelo ótimo Dan Stulbach. Aqui o bairro do Leblon passa a ter mais importância nas tramas do autor.

Páginas da Vida:
Regina Duarte retorna pela terceira vez ao papel de Helena. Na trama, a protagonista adota a pequena pequena Clara, portadora da Síndrome de Down e rejeitada pela avó, a amarga Marta (Lilia Cabral), após a morte de sua filha e mãe da menina, Nanda (Fernanda Vasconcellos). Marta acaba ficando apenas com o neto Francisco, irmão Gêmeo de Clara. vilã da trama, Marta mente para o marido, dizendo que a neta morreu. No final da história Helena precisa ir à justiça para ficar com a guarda de Clara, depois que o avô descobre que a neta está viva.

Viver a Vida:
Trama que estreia nesta segunda e trás a atriz Taís Araújo como Helena. O marco desta história, que ainda vai ser contada, é o fato de Taís ser a primeira atriz negra a protagonizar uma novela no horário nobre da Globo.



2 Comentários:

Beth disse...

Acredito que a Taís Araújo vai saber dar conta do recado...Não por ser negra mas por ser uma ótima atriz.Agora...Depois do grande sucesso de Caminho das Índias,não vai ser fácil "emplacar"!Are Baba !!São estilos completamente diferentes...Sei lá...Manoel Carlos que se cuide!!Todos vão ter que "rebolar" prá nos fazer esquecer o Raj,Maya,as "najas" e as dancinhas!

Reginaldo disse...

Muito bacana a abordagem! Vertigo Pop é uma porrada atrás da outra!! Vocês são bons mesmo,hein??

Top Ad 728x90