Top Ad 728x90

24 de abr de 2010

VAMPIROS COM TEMPO DE VALIDADE


Saga Crepúsculo mostra que filmes voltados para o mercado adolescente podem ter vida breve ao longo do tempo

Por André Moreira

Muitos podem torcer o nariz para os filmes da saga Crepúsculo (o novo da saga, Eclipse, chega aos cinemas este ano), mas ninguém pode discordar que a franquia voltada para o público adolescente conseguiu surpreeender nas bilheterias de todo o mundo, mesmo com seu roteiro frouxo e interpretações limitadas de seu elenco por completo. E é claro, subverter a antológica biografia de vampiros e lobisomens, criando figuras caricatas e sem qualquer ligação com os tradicionais monstros que povoaram e ainda povoam o imaginário coletivo. Com personagens sem um pingo de profundidade e carisma, a saga conseguiu o feito de chamar a atenção de público e mídia e criar novos ídolos teens (Robert Pattinson, Kristen Stewart e Taylor Lautner) e hoje parece ter desbancado outra forte, e já cansada, franquia, Harry Potter, no coração das adolescentes e nerds, apesar de essa ter mais qualidades em relação a seus concorrentes vampíricos. Resta saber até quando irá durar.
É fato que os adolescentes por si só são um público não muito fiel aos seus ídolos, o que pode ser comprovado por High Scool Musical, que hoje pouco causa comoção e antes era um dos carros-chefe da Disney, gerando inclusive um "filhote" brasileiro que não chegou muito longe nas bilheterias.
Um produto de pouca duração e de rápido consumo, filmes como os da Saga Crepúsculo tendem a cair no esquecimento. Se antes filmes voltados para esse público ainda estão na memória de muita gente (como Curtindo a Vida Adoidado, por exemplo), amanhã não se poderá dizer o mesmo de Bella, Edward, Jacob e cia. Mesmo uma bilheteria vultuosa não pode esconder os defeitos e limitações de uma obra cinematográfica, mas podem sim enterrar de vez um filme na memória mais profunda do público com o passar dos anos. Crepúsculo e seus personagens não fogem à regra.
Confira logo abaixo o trailer do novo filme da Saga Crepúsculo, Eclipse.

2 Comentários:

@Raspante disse...

Cara é verdade não é mesmo...
Depois que for lançado o último filme da Saga Crepusculo, deixa passar 2 anos (no máximo), e pergunte para um jovem se ele lembra do filme, pode ter certeza que ela não lembrará !
Já HP, eu acho que será eterno, não sou fã deles, mas a saga já está a quase 10 anos no cinema...
Bem é isso ! heheheh

Alan Raspante disse...

Ahh André eu ja tinha colocado seu link lá, é que coloquei aquele sistema de que só aparecem 5 blogs, ou seja os 5 que foram atualizados recentemente, coloquei isso, pq tenho mtos parceros e a lista é imensa e toma conta da barra lateral, hehehehehe
O seu sempre que for atualizado aparecerá ou clique em MOSTRE TODAS que aparecerá a lista completa !
Mais uma vez agradeço !
Abs.

Top Ad 728x90