Top Ad 728x90

28 de set de 2010

CRÍTICA: VIP´s (ESPECIAL FESTIVAL DO RIO 2010)


Por André Moreira


Esqueça as grandes escapadas, os planos mirabolantes e disfarces idem. VIP´s, filme baseado em fatos reais e estrelado por Wagner Moura fica longe de comparações com outros similares que se utilizaram dos mesmos elementos como Prenda-me se For Capaz protagonizado há alguns anos por Leonardo di Caprio. E é nesse ponto onde o longa de Toniko Melo acerta e surpreeende. 


Roteirizado pelo premiado Braulio Mantovanni (Cidade de Deus) e Thiago Dottori, o filme se utiliza por contar a história do rapaz de classe média por sua ótica distorcida e sua ausência de identidade. Acreditando piamente ser quem emulava, o filme vai no crescendo psicológico e segue para o improvável. A partir desse premissa o filme consegue surpreeender o espectador que já conhece a história original em que se baseia e entrega uma produção que foge do óbvio das comparações entre o real e a ficção. Apesar de ter alguns pontos de conexão com a real saga do farsante vivido por Wagner, o público poderá embarcar na história e tentar realizar o que irá acontecer dali em diante.

Marcelo (Wagner Moura) não consegue conviver com sua própria identidade, o que faz com que assuma a dos outros. Isto faz com que passe a ter diversos nomes, nos mais variados meios, onde aplica seguidos golpes. Um dos mais conhecidos é quando finge ser Henrique Constantino, filho do dono de uma empresa de aviação, durante um Carnaval em Recife.

Wagner Moura mais uma vez confirma o porque é um dos melhores atores de sua geração e também o porque é um dos mais requisitados do cinema nacional.Vivendo um adulto que toma para si a imagem aleia, Wagner conseguiu imprimir um nuance quase infantil em Marcelo, personagem central da trama, o que lhe confere uma certa ligação de empatia com o público que deve acabar torcendo - mesmo sabendo de seu destino final - pelo personagem. Gisele Fróes faz de sua interpretação um ponto importante para o desenvolvimento do personagem de Moura.Ótima atriz, Gisele contruiu um personagem que é um ponto preponderante para definir o personagem de Moura.

Sem muitas firulas e uma fotografia ótima, VIP´s vai direto ao ponto e entrega um filme que é entretenimento  puro mas com um quê de reflexão. Será não estamos perdendo aos poucos nossa identidade?

Apresentado na mostra competitiva do Festival do Rio 2010, VIP´s tem estreia nacional confirmada para o dia 25 de março de 2011.

0 Comentários:

Top Ad 728x90