Top Ad 728x90

23 de fev de 2015

, , ,

OSCAR 2015: BIRDMAN E GRANDE HOTEL BUDAPESTE SÃO OS GRANDES VENCEDORES

Em um cerimônia previsível onde o que mais se destacou foram os discursos panfletários, o Oscar 2015 consagrou dois filmes. Birdman e Grande Hotel Budapeste dividiram as atenções levando cada um 4 estatuetas. Boyhood não confirmou seu "quase" favoritismo e levou apenas uma estatueta para casa, o de melhor atriz coadjuvante para Patricia Arquete, que aproveitou seu momento de glória para fazer um discurso feminista, arrancando aplausos dos presentes. "De uma vez por todas é o momento de termos salários e direitos iguais para as mulheres nos Estados Unidos da América". Disse ela.
Na categoria de melhor ator a estatueta foi para Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo), ator sensação do momento e que dividiu opiniões ao ser premiado e desbancar entre outros o até então favorito Michael Keaton. A estatueta de ator coadjuvante foi merecidamente para J. K. Simmons por sua atuação do visceral Whiplash. Julienne Moore, a favorita da noite para melhor atriz, finalmente levou a estatueta para casa por sua atuação em Still Alice. 
O Brasil, que concorria com Sal da Terra na categoria melhor documentário, mais uma vez ficou a ver navios perdendo para Citizenfour.
Lady Gaga foi um dos destaques da noite ao homenagear o clássico Noviça Rebelde cantando impecavelmente. Julie Andrews, a noviça do filme, foi aplaudida de pé ao subir ao palco após a homenagem.
Em um ano em que muito se falou da ausência de atores negros entre os indicados e pela igualdade direitos, um mexicano foi eleito melhor diretor. Alejandro Gonzáles Iñárritu se consagrou por Birdman e levou para casa também o prêmio de melhor filme. "Eu rezo para que tenhamos o governo que merecemos. Que a geração atual de imigrantes seja tratada com a mesma dignidade e respeito que os imigrantes que ajudaram a construir este grande país" — disse o diretor.

Veja a lista completa de premiados abaixo:

Filme: “Birdman”

Direção: Alejandro Iñárritu (“Birdman”)

Ator: Eddie Redmayne (“A teoria de tudo”)

Atriz: Julianne Moore (“Para sempre Alice”)

Ator coadjuvante: JK Simmons (“Whiplash”)

Atriz coadjuvante: Patricia Arquette (“Boyhood — Da infância à juventude”)

Roteiro original: “Birdman”

Roteiro adaptado: “O jogo da imitação”

Figurino: “O Grande Hotel Budapeste”

Filme estrangeiro: “Ida” (Polônia)

Fotografia: “Birdman ou (A inesperada virtude da ignorância)”

Design de produção: “O Grande Hotel Budapeste”

Montagem: “Whiplash”

Longa de animação: “Operação Big Hero”

Documentário: “Citinzenfour”

Canção original: “Glory” (“Selma”)

Trilha sonora: Alexandre Desplat (“O Grande Hotel Budapeste”)

Maquiagem e cabelo: “O Grande Hotel Budapeste”

Curta live-action: “The phone call”

Curta documentário: “Crisis hotline: Veterans press 1”

Melhor mixagem de som: “Whiplash”

Edição de som: “Sniper americano”

Efeitos visuais: “Interestelar”

Curta de animação: “O banquete”

0 Comentários:

Top Ad 728x90