Top Ad 728x90

13 de mai de 2008

FILME DE FERNANDO MEIRELLES ABRIRÁ 61º FESTIVAL DE CANNES




Por André Moreira


Fernando Meirelles segue firme em sua carreira internacional. Seu novo filme, ainda inédito, Ensaio sobre a Cegueira, baseado na obra de José Saramago, abrirá no dia 14 o Festival de Cannes 2008, participando também da mostra competitiva. Uma co-produção Brasil - Japão - Canadá, o filme reune um elenco de várias nacionalidades, como Julianne Moore, a brasileira Alice Braga, Danny Glover, Gael Garcia Bernal, Mark Bufallo, entre outros.

O filme, segundo Meirelles, ficou em um impasse, depois que o distribuidor francês achou que o longa deveria estar na mostra competitiva, o que não seria possível para um longa de abertura. Resolvido o impasse, o filme segue firme no festival.

Ensaio sobre a cegueira conta a história de uma inédita epidemia de cegueira, inexplicável, que se abate sobre uma cidade não identificada. Tal "cegueira branca" — assim chamada, pois as pessoas infectadas passam a ver apenas uma superfície leitosa — manifesta-se primeiramente em um homem no trânsito e, lentamente, espalha-se pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos a meros seres lutando por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena e os serviços do Estado começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença.
Antes de Ensaio..., Fernando Meirelles dirigiu os sucessos de público e crítica, Cidade de Deus (filme que lhe deu projeção) e O Jardineiro Fiel.

0 Comentários:

Top Ad 728x90