Breaking News

FILME DE FERNANDO MEIRELLES ABRIRÁ 61º FESTIVAL DE CANNES




Por André Moreira


Fernando Meirelles segue firme em sua carreira internacional. Seu novo filme, ainda inédito, Ensaio sobre a Cegueira, baseado na obra de José Saramago, abrirá no dia 14 o Festival de Cannes 2008, participando também da mostra competitiva. Uma co-produção Brasil - Japão - Canadá, o filme reune um elenco de várias nacionalidades, como Julianne Moore, a brasileira Alice Braga, Danny Glover, Gael Garcia Bernal, Mark Bufallo, entre outros.

O filme, segundo Meirelles, ficou em um impasse, depois que o distribuidor francês achou que o longa deveria estar na mostra competitiva, o que não seria possível para um longa de abertura. Resolvido o impasse, o filme segue firme no festival.

Ensaio sobre a cegueira conta a história de uma inédita epidemia de cegueira, inexplicável, que se abate sobre uma cidade não identificada. Tal "cegueira branca" — assim chamada, pois as pessoas infectadas passam a ver apenas uma superfície leitosa — manifesta-se primeiramente em um homem no trânsito e, lentamente, espalha-se pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos a meros seres lutando por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena e os serviços do Estado começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença.
Antes de Ensaio..., Fernando Meirelles dirigiu os sucessos de público e crítica, Cidade de Deus (filme que lhe deu projeção) e O Jardineiro Fiel.

Nenhum comentário