Top Ad 728x90

8 de mai de 2009

UMA JORNADA DIGNA DA ORIGINAL


Por Octavio Caruso

Não me considero um “Trekker” (termo que denomina o fã fervoroso de Star Trek), porém considero a primeira temporada da série clássica dos anos 60 o que de melhor no gênero a TV americana ofereceu pro mundo desde sua criação. Considero também os seis primeiros projetos da série cinematográfica extremamente simpáticos, particularmente o segundo (A Ira de Khan) e quarto (A Volta para Casa).
Acredito ser muito fã mesmo é dos personagens maravilhosos que Gene Roddenberry criou, mais que de seu universo. Acho a tríade Kirk/Spock/McCoy e a maneira como se relacionam uma poesia tão bem estruturada, que fica impossível se retirar um de seus componentes sem alterar drásticamente o resultado final.

Muito me agradou constatar que o diretor J.J. Abrams parece seguir esta linha de raciocínio onde o fator mais importante de Star Trek são seus personagens.
Em Star Trek, o diretor se utiliza de alguns temas muito queridos pelos fãs, como a viagem no tempo, para mostrar nas telas a origem da tripulação da U.S.S. Enterprise.
O filme se inicia com o pai do futuro capitão James Kirk enfrentando uma batalha aparentemente impossível de se vencer, ao mesmo tempo que sua esposa está em avançado trabalho de parto. Este momento e suas conseqüências serão a engrenagem de toda a trama.
Quando vemos novamente James Kirk (vivido brilhantemente por Chris Pine, que soube emular os trejeitos clássicos de William Shatner nas horas certas) ele é um garotão mulherengo, um rebelde sem causa. Conhece o capitão Christopher Pike (Bruce Greenwood), que lhe dá uma causa para lutar. Ao desafiar o jovem a se alistar na frota estelar e superar os feitos heróicos de seu pai, o velho capitão entrega Kirk a seu destino.
O filme se concentra em seu início nos seus personagens mais importantes: Kirk e Spock, dando grande atenção ao seu desenvolvimento.

Spock (interpretado por Zachary Quinto com muita dignidade) vive o dilema de ser meio humano, meio Vulcano. Ao encontrar o prepotente James Kirk, nasce um sentimento ambíguo, de estranheza e admiração.
É importante salientar o trabalho memorável de caracterização realizado pelo elenco principal. Diferente de um “Superman Returns”, não há a tentativa inócua de se imitar um personagem tão famoso do passado, mas as semelhanças estão lá. O levantar de sobrancelha de Spock, o jeito arrogante, porém simpático do Kirk de Shatner também. Em particular o McCoy de Karl Urban nos remete quase instantâneamente ao vivido por De Forest Kelley nos anos 60. Aos fãs antigos uma garantia de sorriso estampado no rosto a cada trejeito reconhecível, aos novos fãs, quem sabe, uma louca vontade de conhecer mais sobre o tema.

O vilão romulano Nero, vivido por Eric Bana serve mais como um motivo para que a recém criada tripulação da Enterprise tenha seu primeiro desafio. Sua participação em cena é pequena, sempre em cenas curtas e soturnas. Nada que desmereça o resultado final. Aliás a trama central, que fala sobre viagem no tempo, criação de buracos negros e matérias vermelhas, são pretextos divertidos para o real tema da história: A transformação do garoto simplório James Kirk em um honrado capitão admirado por todos. É magnífico ver isto em cena, assim como o desenvolvimento da amizade do trio principal.
Outro ponto certeiro de Abrams foi a inclusão de Leonard Nimoy como o Spock do futuro, não em uma aparição sem propósito (apenas para agradar os fãs) e sim como um ponto determinante na construção da trama.

O filme é um sucesso. Citando novamente “Superman Returns”, este não é uma homenagem copiada e sim uma celebração do mito de Star Trek e um passo no futuro.
J.J. Abrams não só ressuscitou Jornada nas Estrelas nas mentes dos já descrentes fãs, como também deu de presente a uma nova geração o sabor da aventura criada por Gene Roddenberry nos anos 60, pleno em escapismo, humor e muita emoção. Esta é a aventura que os fãs esperavam.











Confira nosso especial Star Trek:

Star Trek 1,
Star Trek 2,
Premiere Star Trek

Trailer:


Star Trek #3 Trailer
Enviado por hawkbcn - Noticias em video na hora

8 Comentários:

Top Ad 728x90