
HERBERT POR HERBERT
Documentário Hebert de Perto capta com maestria o talento e a capacidade de superação de Herbert Vianna

Vivemos em uma época ingrata para a música mundial, com ídolos feitos de barro e seus sucessos instantâneos com prazo de validade curto. A função do público mudou, não mais aplaudem com admiração seus talentosos ídolos, mas vêem-se aptos a realizar o mesmo tipo de trabalho e melhor. Todos querem ser astros, pois são o reflexo de uma sociedade de consumo rápido, onde os artistas estão se preparando menos, proliferam os “rebeldes de butique”, os

Herbert Vianna vêm de uma origem diferente, assim como muitos de sua época. Pessoas que utilizavam a música como forma maior de expressão, buscando o sucesso pessoal, vendo em cada falha uma forma de progredir.
Histórias como a de Herbert merecem ser contadas e os diretores Roberto Berliner e Pedro Bronz assumiram a tarefa de mostrar a trajetória de um homem que assim como os melhores astros, sofreu perdas imensas e continuou lutando, pois a matéria que forma os verdadeiros e perenes ídolos é o caráter.
O documentário mostra a formação da banda Paralamas do Sucesso na conturbada década de 80, fala também do trágico acidente que mudou o rumo de sua vida, porém sem a busca incessante de lágrimas do público, elas brotam naturalmente. O filme mostra também os bastidores da gravação do cd “Hoje”, de 2005, mostrando que Herbert continua sendo o que sempre foi: Um exímio guitarrista. Ele consegue exprimir tudo em seus acordes, inclusive quando fala da perda de sua amada Lucy.
O longa é permeado de depoimentos dos companheiros de banda e irmãos espirituais Bi Ribeiro e João Barone, assim como de Dado Villa Lobos e Gilberto Gil, entre outros. Nesses momentos se nota os laços reais de amizade entre eles, que mantiveram Herbert trabalhando, exercitando seu dom e dando uma aula moral em muitas bandas, onde após o sucesso, o vocalista simplesmente larga-os e faz carreira solo....Herbert, Bi e Barone são um exemplo de ética e profissionalismo. Juntos mostram ser muito mais que a soma de suas partes.

Herbert de Perto é um documentário não só para os fãs, mas para todos que estão sem esperanças em si mesmos, com o mundo e que sairão do cinema, com certeza, sentindo-se melhor do que quando entraram. Obrigatório!
10 Comentários
Texto completo, perfeito!
Parabéns mais uma vez!
Eu sou muito fã do Herbert Vianna, acho ele um guerreiro e esta crítica, tenho certeza, emocionará muito os fãs.
Mandou bem demais! O filme deve ser lindo...também com essa história do Herbert, só podia ser assim.
Eu sou de uma época em que os cantores sabiam cantar, onde os grupos musicais vestiam-se com roupas especiais, não iam fazer show de bermuda e chinelo de dedo. Essa tal de Amy Whinehouse é um reflexo de como os jovens estão alienados...Octávio, BRAVO!!
Parabéns pelo excelente trabalho que eu já pude ler em alguns textos seus!
O Vertigo Pop está de parabéns por sua equipe!
E os paralelos com artistas atuais é surpreendentemente verdadeiro e corajoso!
Um dos seus melhores textos!!
A cada dia que passa vc se supera,cara.Nunca postei comentários mas hoje quero te mandar os parabéns e te desejar muito sucesso.Tu vai longe !! Abraços.