Top Ad 728x90

1 de out de 2009

VERTIGO POP ESTREIA: "TÁ CHOVENDO HAMBURGUER"


ANIMAÇÃO QUE DÁ ÁGUA NA BOCA

Tá Chovendo Hambúrguer, nova animação da Sony, segue o caminho aberto por Wall-E e Up e mostra outras possibilidades no mundo dos desenhos animados



Em um ano em que Up: Altas Aventuras dominou as telas na área de animação 3D, suplantando Monstros e Alienígenas, uma das apostas da DreamWorks nesse seguimento que não fez tão bonito nas telas de cinema, seria questionável que surgisse outra produção que fizesse, não frente ao desenho da Pixar - algo realmente difícil, dada as devidas proporções da produção -, mas que angarisse elogios da crítica e, é claro, público que lotasse as salas de cinema.

Esse feito Tá Chovendo Hamburguer, nova animação da Sony, conseguiu, pelo menos em seu País de origem, Estados Unidos, onde tem liderado a bilheteria no últimos dois fins de semana por lá. E não dúvido que consiga o mesmo em terras brasileiras. Méritos o simpático longa possui. Quais são eles? Muitos, mas o principal está no roteiro inusitado advindo da adaptação do livro infantil escrito por Judi Barrett, que cria situações inesperadas e criativas vindas principalmente de seu personagem principal, um jovem cientista (Flint Lockwood) que sonha criar algo que acabe com a fome no mundo. Ele inventa então uma forma de transformar chuva em comida, mas as coisas começam a dar errado quando grandes quantidades de comida que caem do céu e sobrecarregam cidades. Os diretores Chris Miller & Phil Lord captaram o humor e a ação das situações criadas originalmente no livro sem deixar a peteca cair.
Outro ponto da produção que vale a pena destacar é a crítica feita em cima da sociedade contemporânea, cada vez mais refém das famigeradas Fast-Foods, ferrenhas inimigas da balança e da saúde. Um mal que vai muito além das fronteiras americanas.

A premissa interessante da animação da Sony, cria de imediato semelhanças com o já citado Up, o que não é demérito, muito pelo contrário, é sim o grande mérito de Tá Chovendo Hamburguer. Juntas, as duas animações, assim como Wall-E, mostram o futuro desse seguimento, tal qual Walt Disney um dia vislumbrou. Sair do lugar comum e arriscar em sua própria seara. Como em Tá Chovendo Hamburguer, que caiam do céu outras produções como essa. Diversão garantida.




2 Comentários:

Caique Gonçalves disse...

Não vai ser nada fácil uma animação alcançar a contundência de Wall-E. Recebi seu e-mail, amigo. As publicações que você trabalhou são do segmento de cultura?

miguel disse...

Eu não vejo essa animação como um novo caminho aberto pelos clássicos da Pixar, porque não tem nem 1/3 do brilhantismo dos filmes da Pixar.
A Pixar produz obras primas com roteiros inteligentes e animações belíssimas...este do hambúrguer, pelo que já vi no trailer é apenas mais um desenho animado comum.

Top Ad 728x90