Top Ad 728x90

5 de nov de 2009

CRÍTICA: "OS FANTASMAS DE SCROOGE"

DOMÍNIO DE CENA

Nova incursão de Robert Zemeckis em uma produção com captura de movimentos, Os Fantasmas de Scrooge diverte e mostra um Jim Carrey em ótima forma


Se em O Expresso Polar Robert Zemeckis conseguiu arriscar positivamente no mundo da animação e captura de movimentos, em Os Fantasmas de Scrooge (A Christmas Carol) o diretor, que ainda produziu o mediano A Lenda Beowulf nesse mesmo estilo, dá um passo a frente não só na direção, mas no domínio da técnica em que atores "emprestam" seus movimentos aos personagens fictícios. Nessa nova incursão na obra mais famosa de Charles Dickens, os personagens parecem mais reais, ao contrario das produções citadas acima. Nelas faltava um melhor detalhamento de expressão facial de cada personagem. Em Fantasmas essa impressão desaparece, principalmente quando surge em cena Jim Carrey (que dá vida a Scrooge e aos fantasmas do passado e presente).
E Carrey foi feito para trabalhar nesse tipo de produção. Se para muitos o ator sempre foi um careteiro - coisa que o ator já provou não ser, vide Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças - aqui esse "elemento" faz a diferença. O ator empresta toda sua verve facial tornando seus personagens mais críveis. E sem dúvida seu talento faz toda a diferença e domina cada cena em aparece. Impossível não reconhecê-lo por trás de cada personagem que personifica nessa produção caprichada.

Para quem não lembra, Os Fantasmas de Scrooge conta a história de Ebenezer Scrooge, velho rico e avarento que em uma noite de Natal é assombrado por três fantasmas que lhe mostram seus erros do passado, dando uma segunda chance para ele se redima de todos eles. O filme é uma produção da Disney - que faz sua segunda incursão nesta obra de Dickens - e tem todos os elementos que fizeram a fábrica de sonhos de Walt Disney se firmar ao longo de todos esses anos. Os Fantasmas de Scrooge não trás novidades além da comentada técnica de animação, mas aponta outras possibilidades para o mundo da animação e para a carreira Zemeckis, que já nos brindou com ótimos filmes como a trilogia De Volta para o Futuro e Forrest Gump.



1 Comentários:

Top Ad 728x90