Top Ad 728x90

2 de nov de 2009

CRÍTICA: "CÓDIGO DE CONDUTA"

A LEI EM CHEQUE

Apesar de mediano, Código de Conduta cumpre a tarefa de entreter o público

Código de Conduta (Law Abiding Citizen) pertence a uma safra de filmes que remetem aos clássicos contos sobre a vingança do homem comum contra a injustiça do sistema judiciário, como o personagem de Charles Bronson em “Desejo de Matar”. A diferença é que nesta obra do diretor F. Gary Grey, o homem comum interpretado por Gerard Butler não se utiliza apenas da força bruta e sim demonstra-se um estrategista primoroso.
Clyde Shelton (Butler) tem sua casa invadida por dois marginais e testemunha o assassinato cruel de sua esposa e filha, para logo depois no tribunal perceber a fraqueza do sistema quando o seu advogado Nick Rice (Jamie Foxx) negocia um acordo e os assassinos não recebem a punição merecida.
A história já muito contada pelas lentes do cinema consegue trazer focos de originalidade e é apenas comprometida em seu desfecho, quando perde um pouco do ritmo e deixa algumas pontas soltas.
Mesmo com pouca experiência no cinema, o ex-diretor de vídeo-clips F. Gary Grey demonstra segurança e coragem atrás das câmeras, auxiliado por um roteiro não muito original, mas interessante de Kurt Wimmer.
Gerard Butler além de atuar brilhantemente em Código de Conduta, também é um dos produtores. Sem dúvida é um dos melhores atores da nova geração.
Jamie Foxx não surpreende, deixando-se estar no “piloto automático” a maior parte do tempo.
O título original “Cidadão cumpridor das leis” representa a parte mais interessante e o que se destaca no filme: A vingança é realizada não de maneira inconseqüente, mas estratégica, utilizando-se das brechas e falhas do próprio sistema. A primeira hora de filme é ótima, com ação na medida certa e idéias originais sendo plantadas, porém a meia hora final se entrega ao padrão Hollywood de se fazer um blockbuster de ação, o que enfraquece tanto o filme como as idéias interessantes que a obra quis passar.
Como obra de ação, vale cada centavo de seu ingresso, porém no teste mais importante para o cinema, o teste da resistência ao tempo, Código de Conduta muito provavelmente ficará devendo.






4 Comentários:

Top Ad 728x90