Top Ad 728x90

13 de mai de 2010

CRÍTICA: ROBIN HOOD


Por André Moreira
Foto divulgação/ Universal Studios

Lá se vão dez anos desde que Ridley Scott e Russel Crowe conquistaram público e crítica por O Gladiador, produção oscarizada na ocasião e referência no gênero até hoje quando o assunto diz respeito a produções épicas. Na esteira de seu sucesso abriu-se caminho para outras produções similares, como Tróia, que se não naufragou nas bilheterias, pelo menos mostrou que nem sempre o gênero pode agradar a gregos e troianos. Alexandre, O Grande de Oliver Stone que o diga. 
De lá para cá a dupla voltou a trabalhar em outras produções, como Um Bom Ano e Gangster, além do ótimo Rede de Mentiras, onde figurava também Leonardo di Caprio. Agora ambos retomam a parceria em mais uma produção, a releitura de um dos célebres clássicos dos cinemas, Robin Hood - o primeiro longa a abordar o anti-herói que roubava dos ricos para dar aos pobres data de 1922 - que chega aos cinemas brasileiros nesta sexta, 14.
Fugindo de contar a mesma história sobre um mesmo ponto de vista, Ridley volta no tempo e mostra o passado de Robin, sua origem e  os motivos que o levaram a ser o famoso justiceiro que o público conhece. O diretor gosta de reproduzir épicos em suas produções, como mostrou em Gladiador e A Cruzada, esta última sem o mesmo sucesso, mesmo muito bem realizada. Robin Hood segue esse mesmo padrão e não deve surpreender o público que acompanha o diretor.
Deixando a conhecida história do Ladrão de lado, apesar de deixar pistas sobre a nobreza do personagem  que o transformou no protetor dos oprimidos de Sherwood, o filme embarca em situações amorosas sem muita dinâmica e que dominam a tela em boa parte da projeção, se extendendo além do necessário. Apesar disso, a ação se desenvolve a contento e garante o requinte da produção, assim como a ótima reprodução de época.  Ridley Scott consegue mostrar que Robin Hood tem sua marca, diverte e deve ser visto sem ressalvas ou maiores expectativas.

Cotação: 7,5/ 10


1 Comentários:

Top Ad 728x90