Top Ad 728x90

16 de out de 2011

ESPECIAL FESTIVAL DO RIO: INQUIETOS


Por André Moreira

Confesso que esperava mais e tinha uma expectativa em torno desde simpático filme de Gus Van Sant, Inquietos, em cartaz no Festival do Rio.

Gus nos entregou recentemente Milk, um filme baseado em fatos reais e que tinha o premiado Sean Penn como protagonista. Um filme com um tema denso e tratado de certa forma com tal, afinal falar de preconceito e homossexualismo de forma séria não seria de outra forma. Aqui em Inquietos (Restless, no original), ele aborda outro tema tabu, a morte, porém de forma mais branda e poética através do fofo casal principal vivido pelos atores Mia Wasikowska (a insossa Alice de Tim Burton e que aqui está bem melhor e diz a que veio) e Henry Hopper, o belo filho do saudoso Easy Ridder Dennis Hopper.
Dois jovens estrangeiros se conhecem de forma inusitada, em um velório. A partir daí, constroem um amor profundo e duradouro. Uma análise sobre a amizade e o amor, que podem ser tão atraentes e verdadeiros como provocativos e agitados, ou melhor, inquietos.


Inquietos não é um filme ruim e inclusive está acima da média dentre tantos outros, mas quando  se fala de Gus espera-se um algo mais, uma densidade que neste belo filme não se encontra. Se é bem dirigido e bem atuado - os protagonistas estão ótimos e tem química - o filme acaba não indo tão fundo dentro de um tema tão espinhoso. Ele é delicado, mas longe de nos deixar tão inquietos.Se queria falar sobre a morte e suas consequências, acaba por ser apenas um tratado de amor pós-mortem.
Vale a ida ao Festival, mas sem muitas expectativas.

1 Comentários:

Top Ad 728x90