Michael Fassbender fica de fora da disputa pela estatueta

Por André Moreira

Foram divulgados na manhã desta terça, finalmente, os indicados pela academia para concorrer ao Oscar 2012 e para supresa de muitos, Michael Fassbender ficou de fora da disputa pela sua elogiada atuação em Shame, o que é uma pena. Em seu lugar estão os atores Brad Pitt, Demián Bichir, George Clooney, Jean Dujardin e Gary Oldman. Na ala feminina a disputa está acirrada, mas mesmo assim, sem supresas, já que as cotadas Meryl Streep, Glen Close e Michelle Williams entraram na disputa ao lado de Viola Davis e Ronney Mara. Com melhor filme estão disputando Cavalo de Guerra, o aclamado O Artista, O Homem que Mudou o Jogo e Descendentes, além de Meia-Noite em Paris, Histórias Cruzadas, A Árvore da Vida, A Invenção de Hugo Cabret e Tão Forte e Tão Perto
Entre os diretores o páreo ficou entre Michel Hazanavicius, Alexander Payne, Martin Scorcese, Woody Allen e Terrence Malick. Veja abaixo a lista de indicados nas principais categorias:

Melhor Diretor: Michel Hazanavicius, Alexander Payne, Martin Scorsese, Woody Allen e Terrence Malick

Figurino: "Anonymous", "O artista", "A invenção de Hugo Cabret", "Jane Eyre" e "W.E. - O romance do século"

Fotografia: "O artista", "Os homens que não amavam as mulheres", "A invenção de Hugo Cabret", "A árvore da vida" e "Cavalo de guerra"

Direção de Arte: "O artista", "Harry Potter 7", "A invenção de Hugo Cabret", "Meia-noite em Paris" e "Cavalo de guerra".

Animação: "A cat in Paris", "Chico & Rita", "Kung Fu Panda 2", "Gato de botas" e "Rango"

Melhor Atriz Coadjuvante: Bérénice Bejo, Jessica Chastain, Melissa McCarthy, Janet McTeer e Octavia Spencer

Melhor Atriz: Gleen Close, Viola Davis, Rooney Mara, Meryl Streep e Michelle Williams.

Melhor Ator Coadjuvante: Kenneth Branagh, Jonah Hill, Nick Nolte, Christopher Plummer, Max von Sydow

Melhor Ator: Demián Bichir, George Clooney, Jean Dujardin, Gary Oldman e Brad Pitt.

Roteiro original: "O artista", "Missão madrinha de casamento", "Margin call", "Meia-noite em Paris" e "A separação

Filme: "A árvore da vida", "Meia-noite em Paris", "Histórias cruzadas", "A invenção de Hugo Cabret" e "Tão forte e tão perto”, "Cavalo de guerra", "O artista", "O homem que mudou o jogo", "Os descendentes"