Top Ad 728x90

25 de fev de 2013

, , , , ,

ARGO É PREMIADO MELHOR FILME E AS AVENTURAS DE PI SURPREENDE

Ben Affleck recebe a estatueta por Argo, premiado como melhor filme
Por André Moreira

Uma noite com algumas surpresas na cerimônia do Oscar 2013 deram o tom da festa. Em uma edição das mais políticas de sua história, a academia parece não ter se empolgado com o tão comentado Lincoln de Spielberg e pouco premiou o diretor de E.T. na noite de ontem. Ainda esperançoso em levar o prêmio de melhor diretor pelo filme que contou a luta do Presidente Lincoln para abolir a escravatura nos Estados Unidos, Steven Spielberg viu sua tão desejada estatueta ir para as mãos de Ang Lee, diretor de As Aventuras de Pi, filme que surpreendeu mais do que o esperado, levando vários prêmios.
Argo ratificou seu sucesso em outras premiações e levou a estatueta de Melhor Filme. Daniel Day-Lewis levou o prêmio de melhor ator, o que não era exatamente uma surpresa. Um pena para Hugh Jackman, que merecia sim o prêmio por seu inesquecível desempenho em Les Miserábles. Pelo menos Anne Hathaway levou o prêmio de melhor atriz coadjuvante por sua atuação no musical. Christoph Waltz fez história e levou pela segunda vez o oscar de ator coadjuvante por Django Livre. Segunda vez indicado, segunda vez premiado. O ótimo filme de Tarantino levou ainda o prêmio de melhor roteiro original. O destaque noite foram as apresentações de Shirley Bassey, cantando a célebre Goldfinger em homenagem aos 50 anos de 007, a queda de Jennifer Lawrence ao receber o oscar de melhor atriz por O Lado Bom da Vida (coitada, mas quem mandou usar aquele mega vestido?), a apresentação morna de Adele cantando Skyfall, o empate entre 007 - Operação Skyfall e A Hora Mais Escura na categoria edição de som e a aparição da Primeira Dama Michele Obama via telão para apresentar o prêmio de melhor filme. Teve gente apostando que Lincoln levaria, mas não foi o que aconteceu. Argo, que mesmo sem ter seu diretor Ben Affleck indicado na categoria de melhor diretor, levou o principal prêmio da noite, atestando aí que quando se trata de premiação, a academia sabe ser muito política.  Veja abaixo a lista dos premiados:

Filme: “Argo”, de Ben Affleck

Diretor: Ang Lee (“As aventuras de Pi”)

Atriz: “Jennifer Lawrence (“O lado bom da vida”)

Ator: Daniel Day-Lewis (“Lincoln”)

Atriz coadjuvante: Anne Hathaway (“Os miseráveis”)

Ator coadjuvante: Christoph Waltz (“Django livre”)

Roteiro original: “Django livre”

Roteiro adaptado: “Argo”

Filme estrangeiro: “Amor”, de Michael Haneke (Áustria)

Fotografia: “As aventuras de Pi”

Montagem: “Argo”

Figurino: “Anna Karenina”

Maquiagem e penteado: “Os miseráveis”

Documentário: “Searching for Sugar Man”, de Malik Bendjelloul

Longa de animação: "Valente", de Mark Andrews, Brenda Chapman e Steve Purcell

Efeitos especiais: “As aventuras de Pi”

Trilha sonora: “As aventuras de Pi”

Canção original: “Skyfall”, de “007 — Operação Skyfall”, de Adele

Direção de arte (Design de produção): “Lincoln”

Curta-metragem de ficção: "Curfew", de Shawn Christensen, “Paperman” (animação) e “Inocente”, de Sean Fine e Andrea Nix (documentário)

Mixagem do som: “Os miseráveis”

Edição de som: “007 — Operação Skyfall” e “A hora mais escura” (empate)

0 Comentários:

Top Ad 728x90