Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, longa de Daniel Ribeiro que estreia nesta quinta, chega ao circuito brasileiro com grande expectativa. Sensível, bem dirigido e com atuações de um elenco jovem afiado, "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" conquistou a crítica especializada por onde passou. Ganhou prêmios em festivais conceituados como o de Berlim este ano e agora chega às telas de cinema brasileiro aclamado. 
Um desejo antigo do paulistano Daniel Ribeiro, o filme fala das descobertas da adolescência e do amor entre dois adolescentes. Um deles cego. 
Este é o filme que eu queria ter visto, e infelizmente não vi, quando tinha 16 anos. Sempre desejei que fosse o meu primeiro longa-metragem. Contudo, quatro anos atrás fiz, primeiro, um curta-metragem que tem um nome parecido, Hoje Eu Não Quero Voltar Sozinho, pois não tinha currículo para atrair patrocínio para esta história. Coloquei na internet, inscrevi em alguns festivais e a partir daí as coisas aconteceram naturalmente. Ampliar a trama e rodar o filme foi um passo natural”, disse.
O protagonista Guilherme Lobo faz Leonardo, um rapaz cego que busca seu lugar no mundo. Guilherme, que enxerga perfeitamente, contou como foi sua preparação para o difícil papel. “Durante o curta-metragem, eu fiz uma imersão na biblioteca do Centro Cultural São Paulo. Foi lá que eu aprendi a escrever em braille e tive aulas de como guiar um cego. Quando começamos a rodar o longa-metragem, precisei tomar novas lições, mas é mais ou menos como andar de bicicleta. Não se desaprende”, disse ele, que no filme descobre-se apaixonado pelo personagem de Fábio Audi, que vive Gabriel, um novo colega de turma.
A atuação de Guilherme foi elogiada pelo diretor Daniel Ribeiro, que antes do início das filmagens do curta-metragem (Hoje Eu "Não" Quero Voltar Sozinho) que originou o longa, temia não encontrar um jovem ator que desse conta do recado. “Ele, literalmente, chegou pronto neste aspecto. E tinha somente 14 anos ao fazer o teste para o papel. Enfim, consegui respirar aliviado”, contou.
Um dos filmes mais aguardados da temporada, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho estreia nesta quinta, 10. Veja o trailer abaixo.